quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Sessões de Sensibilização/Esclarecimento


"Sessões sobre comportamentos de risco"
 
 
Durante o segundo período participamos em várias sessões de esclarecimento, fomos bastante participativos, podendo descrever exemplos da nossa realidade. 
 
As sessões sobre "Métodos contracetivos e doenças sexualmente transmissíveis"; "Higiene Oral" e "importância da vacinação na prevenção", foram dinamizadas pela enfermeira da saúde escolar, Ana Paula beato com a colaboração de um grupo de estagiários do IPB.
 
Um agradecimento muito especial á "nossa enfermeira" (Ana Paula Beato) pela disponibilidade manifestada desde sempre e pelos  ensinamentos que nos transmite!! 
 
PIEF 1 e 2
 
 




 
 

 "Higiene Oral"
 
A ação de sensibilização sobre "higiene oral" foi dinamizada pela doutora Daniela Prada, dentista do centro de saúde local, parceiro do programa PAQPIEF.
PIEF 1 e 2


 
 "Treino de competências sociais e pessoais"
 
As sessões sobre "direitos e cidadania" e "educação para a autonomia" foram dinamizadas pela Psicóloga Joana Fernandes, do CLDS (Contrato local de desenvolvimento social) parceiro do programa PAQPIEF.
PIEF 1 e 2
 

 

UM Laço de Solidariedade
 
No passado dois de dezembro, participámos na Comemoração do dia da luta contra a SIDA, em articulação com a Equipa da Saúde Escolar, e porque, para se ser um cidadão responsável, devemos ser capazes de sermos solidários. Só assim poderemos viver harmoniosamente em sociedade e ajudar-nos nas necessidades.

Assim, cada um de nós acendeu uma vela vermelha, em nome dos que sofrem desta doença, na esperança que, rapidamente se descubra uma cura para a mesma, e para que eles saibam que, para nós, eles são pessoas como nós…
Tivemos, também, a oportunidade de esclarecer as nossas dúvidas em relação a essa doença e de realizar (os que têm mais de dezasseis anos) o teste de despistagem do HIV (mas só se quiséssemos!).
Para quem quiser saber mais sobre o assunto, pode consultar o s seguintes sites:



PIEF 1 e 2



 

Dia Mundial do não fumador
 
Para assinalar o dia mundial do não fumador construímos  alguns cigarros gigantes e elaboramos pequenos cartazes com doenças e mensagens associadas ao cigarro e ao hábito de fumar.
 
Os cartazes foram colados nos cigarros e expostos no pavilhão de aulas para sensibilizar a comunidade escolar.
Realizamos os trabalhos nas disciplinas de "orientação vocacional" e de "projeto turma".

Foi um ótima iniciativa que nos ensinou muito.

PIEF 1 e 2
 



 





 

"Outubro mês rosa"
 
No dia 30 de outubro de 2013, participamos numa sessão de sensibilização sobre o cancro da mama dinamizada por uma enfermeira,  através da saúde escolar.
 
Foi uma sessão interessante, pois pudemos esclarecer algumas dúvidas sobre esta doença e a sua prevenção. 
 
PIEF 1 e 2
 
 
 

 



"Violência no namoro"
 
No dia 30 de outubro de 2013, participamos numa sessão de sensibilização sobre violência no namoro.  A ação foi dinamizada por uma psicóloga do "núcleo de apoio à vítima" de bragança, através da saúde escolar, no âmbito das comemorações do dia internacional contra a violência doméstica.
 
Desconhecíamos que no nosso distrito existiam tantos casos de violência doméstica/namoro. Ficamos sensibilizados para o tema e acreditamos que não o devemos ignorar e ficar passivos perante esta realidade.  
 
 
PIEF 1 e 2




 

 
 
 




Sem comentários:

Enviar um comentário